segunda-feira, 27 de junho de 2011

Micros Blogs

A internet surgiu com o propósito de facilitar e agilizar a comunicação entre pessoas e empresas, sem considerar os lugares físicos; tudo acontece em um ambiente virtual e de modo instantâneo. Com o desenvolvimento desta rede, novas formas de comunicação através da internet forem incorporadas.
O micro blog é uma forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto (geralmente com até 200 caracteres) e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário. O serviço de micro blog mais popular chama-se Twitter lançado em 2006  No entanto, recentemente muitos novos serviços com a mesma finalidade foram lançados, tais como o Pownce, que une micro blog e compartilhamento de arquivos.
Com o aparecimento dos micro blogs, houve uma facilitação da interação entre usuário e arquivo e vice-versa, estreitando relações e possibilitando uma comunicação instantânea entre pessoas.
Há pouco tempo, dois acontecimentos com grande apelo jornalístico provaram o amadurecimento e a crescente importância dos micro blogs na cobertura de eventos onde as empresas jornalísticas não têm interesse ou não podem chegar. Foram eles a série de ataques terroristas em Mumbai, Índia, e as enchentes em Santa Catarina.
A primeira notícia propriamente dita sobre os atentados em Mumbai apareceu no site colaborativo GroundReport, o que já representa uma mudança de rumo no jornalismo online. Mas, de toda forma, ainda é algo institucionalizado. O que mais chamou atenção foram os relatos postados por testemunhas no Twitter. O apertado limite de caracteres e a instantaneidade parecem dar às mensagens um tom mais pessoal, emotivo, talvez por não haver espaço ou tempo para construir um discurso jornalístico. Assim, era possível ter ao mesmo tempo as informações "oficiais", como número de mortos, e o conteúdo gerado por quem estava nas ruas e nos alvos dos terroristas.
Já na tragédia brasileira, a da enchente em Santa Catarina, a participação via Twitter não foi tão abrangente quanto na experiência anterior, algo que pode ser creditado à baixa popularidade do site (que não tem interface em português) no País. Mesmo assim, o conteúdo do público foi o responsável por algumas das mais impactantes cenas exibidas pelos telejornais. Ainda assim, essa colaboração parece ser apenas um "tapa-buracos" utilizado para cobrir a falta de profissionais.
O número de empresas brasileiras que usam redes sociais, blogs, micro blogs e fóruns para alavancar novos negócios cresceram. Os dados fazem parte de uma nova pesquisa global da Regus, que constatou, em 2010, que 49% das empresas brasileiras ganharam novos clientes através de atividades em redes sociais. Um ano depois, essa proporção cresceu dez pontos percentuais e alcançou o promissor índice de 59%.
Em escala global, foi constatado um aumento de 7% no número de empresas que estão atraindo novos clientes por meio de mídias sociais como o Face book. 52% das corporações em todo o mundo e 68% no Brasil usam sites como Twitter e Face book para interagir e informar seus clientes.
61% das empresas no Brasil estimulam a participação de seus colaboradores em redes sociais como Linkedin, Orkut e Foursquare, contra 53% em todo o mundo.
Outros 39% das organizações no mundo e 38% no Brasil dedicam até 20% do orçamento de marketing às atividades nas redes sociais corporativas.
Para as empresas, as redes sociais evoluíram tanto que deixaram de ser apenas mais um recurso interessante para se tornarem imprescindíveis. A maioria das companhias no Brasil consultadas e organizações em todo o mundo concordam que estratégias de marketing sem atividades em redes sociais têm muito menos chances de serem bem-sucedidas.
No entanto empresas brasileiras e corporações globais enfatizam a necessidade de um equilíbrio entre marketing de mídia, confirmando a tese de que sem uma combinação de técnicas tradicionais e digitais, as campanhas de marketing não funcionarão.
O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria e a  Biblioteca Nacional do Brasil são exemplos de organizações relacionadas à área da Ciência da Informação que utilizam o Twitter.

Referencias:

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